quinta-feira, 13 de maio de 2010

Todos em campo pela (des)ORGANIZAÇÃO

Dia seguinte de uma derrota atordoante devido a uma atuação sofrível do Mengão em pleno Maracanã. Sim, já vimos esse filme antes, infelizmente, em um passado não tão distante que nunca deveria ser relembrado. Diante das circunstânicas, ou melhor, diante da falta de competência, os quase 70.000 presentes no Maraca tiveram suas memórias refrescadas.

Para os pessimistas e os "secadores" tudo indica que o Mengão está praticamente eliminado da competição, pois precisamos superar um time que em 3 jogos disputados, conseguimos apenas 1 mísero pontinho de 9 pontos possíveis. A situação realmente está mais do que complicada para nós, porém, existe um simples fator, se é que pode ser considerado "simples", principalmente diante da Muralha da China que se ergueu como obstáculo para superarmos e eventualmente nos classificarmos.

Que fator é esse? Organização. Simplesmente escrito a "organização" significa, disposição de alguma coisa para poder funcionar.

Adaptando aos termos de futebol, "organização" pode ser considerada a estrutura ou conformação das diferentes partes de um time, a partir de sua constituição técnica e/ou tática que criam um conjunto de formas sistemáticas de cooperação humana para a produção de resultados, é óbvio que todos pretendem produzir "bons" resultados.

Essa desejada "organização" deve começar com uma cabeça pensante, que no futebol é o comandante da equipe, ou seja o técnico, só existe a organização se o comandante está no controle, logo sem comando na equipe não há o controle da mesma. Sob a batuta do comandante está o capitão da equipe que é o porta-voz do comandante. O "capita" recebe as ordens e é responsável por falar a linguagem dos jogadores para que assimilem as ordens do comandante.

Não entraremos em méritos de jogadores e suas respectivas posições e funções. Muito menos entrar na furada de discutir habilidades técnicas e ordens táticas, pois isto é assunto para outra ocasião. Simples e direto pra finalizar essa parada, o Mengão tem uma semana pra analisar a situação, re-pensar suas atitudes e solucionar a questão "desorganização" do time. Além disso, protagonizar a melhor partida do ano até agora.

Esta semana promete! A classificação é possível, porém muito difícil, mas esta é a meta. Portanto, guerreiros Rubro-Negros, preparem todo equipamento bélico mais uma vez! É chegada a hora, quinta-feira, marcharemos em território inimigo em busca da classificação!

Fazer acontecer é o que há. "Superação" tem sido a palavra que define a campanha do Mengão na Libertadores e parece que vai ser assim até o final. Como Rubro-Negro e sempre otimista digo que vai dar Mengão. Aguardemos o próximo episódio!

Saudações Rubro-Negras!

Avante Mengão!

Nenhum comentário: