sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Conceito - Pesquisa Mercadológica

Segundo o IBOPE, “a pesquisa de mercado é a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de marketing, como a tomada de decisões mais cotidianas.”

A pesquisa de mercado marca o ponto de partida para a compreensão da situação do cenário mercadológico onde a pesquisa está sendo realizada. De acordo com Gagliardi (2008, p. 179), sem informação você não pode conquistar um segmento de mercado, logo não pode fazer sua empresa crescer e conseqüentemente não será bem-sucedido. Simplesmente dito, sem as pesquisas de mercado, direcionar uma campanha é estar jogando com a sorte. Como seria o planejamento de qualquer estratégia de comunicação desenvolvida para uma dada marca sem seu foco principal?

Pra ser sincero, no mercado atual de Porto Velho, apesar de ter evoluído bastante nos últimos tempos, ainda existem campanhas sem foco ou no mínimo com mau posicionamento de foco.As pesquisas possuem diversas finalidades, como por exemplo: direcionar a utilização de recursos com sabedoria para conquistar clientes, atacar novos segmentos sem arriscar-se a perder mercado, aferir o grau de satisfação de clientes, entre vários outros objetivos.

Hipotéticamente, se uma pesquisa serve pra fazer tudo isso, então a pergunta que não quer calar, por quê o setor da pesquisa ainda não é muito utilizado e muito menos valorizado em nosso mercado? Desconcertante não é mesmo? Vou além e escrevo mais, pois Gagliardi (2008, p. 181), ainda afirma que com cinco tipos de pesquisa você aprenderá a respeito de qualquer mercado e o modo como funciona. São elas: pesquisa sobre mercado-alvo, concorrentes, canais de distribuição, produtos e as últimas transações. Essa informação é o recurso mais valioso que uma empresa pode ter.

Para Fuchs (2008, p. 143), a função de uma pesquisa não é informar a respeito da realidade do mercado e dos públicos com os quais ela interage. A finalidade da informação, na realidade atual das empresas, é mudar esse fato. Para que isso aconteça, é necessário que a informação seja transformada em ação.

Uma das mais importantes condições para se executar um bom projeto de pesquisa é ter consciência de que a informação tem de ser útil e servirá como embasamento para cada tópico abordado em uma pesquisa de mercado e deverá trazer uma resposta ou informação essencial para um plano de marketing. É seguro dizer que pesquisar só para matar a curiosidade sobre qualquer dado assunto, é simplesmente um exercício de desperdício não só de tempo mas de informação também.

A seguir, na próxima atualização estarei postando sobre tipos de métodos de pesquisa... aguardem.

Por: Fabio Vasconcellos - Comunicólogo – Pós-Graduando, MBA em Comunicação Estratégica;
e
João Víctor Dias - Comunicólogo.

4 comentários:

Flavia disse...

Fabio,
Seu blog da super!!!
beijos

Unknown disse...

Na minha visão, limitada nesta área, percebo que atualmente muitas pessoas desejam abrir suas empresas e não é fácil saber como administrar seu negócio, ter noção se sua idéia será economicamente viável ou não. Acredito que se nesse momento entrar a pesquisa de mercado, os empreendedores terão uma ajuda fundamental para terem sucesso.

Bjs

Cida Queiroz disse...

Interessante, estava pesquisando um conceito de pesquisa mercadológica e encontrei o teu blog e vi que você vive em Porto Velho... Legal, residi aí por 12 anos e deixei muitos amigos... Frequentarei teu blog mais vezes. Abs.

Fabuloso disse...

Fico feliz por ter postado algum conteúdo interessante no meu humilde blog! Ainda mais que tenha sido útil para alguém!

Pois é, Porto Velho está muito mudado, os últimos 4 anos tem sido completamente caóticos e a cidade agora se encontra no ápice desse caos!

Mas essa é a vida não é mesmo? Muito obrigado pela visita e confesso que sou relativamente novo no ramo blogueiro e deixo muito a desejar, porém quero continuar produzindo conteúdo de qualidade!

Forte abraço e volte sempre!